Em seu trabalho como Afiliado, é importante que você consiga medir o desempenho das suas ações, concorda? Por isso, as métricas de marketing digital são um instrumento valioso, que mostram o resultado dos esforços realizados na internet.
Os números, também chamados de indicadores, podem ser usados para análises diversificadas. No entanto, foque no que realmente importa à potencialização das suas vendas. Assim, será possível ter uma visão estratégica sobre o que funciona e o que precisa de melhorias.
Quer acompanhar seus resultados e melhorar seu desempenho em vendas? Então confira 5 métricas de marketing digital para adotar em sua rotina!
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI talvez seja um dos indicadores mais usados em negócios, no geral. Ele revela a eficiência de um investimento, indicando o quanto de lucro foi gerado em relação aos custos envolvidos.
Para o seu cálculo, utilize a seguinte fórmula:
ROI = (ganho − custo) / custo x 100
Veja o significado de cada elemento:
- ganho: valor total obtido com as comissões das vendas;
- custo: investimento total, incluindo gastos com publicidade e outras despesas relacionadas;
- 100: para a obtenção do número em percentual.
Imagine que uma pessoa investiu R$ 500 em anúncios e, a partir deles, gerou R$ 2.000 em comissões. Logo, o ROI foi de 300%, indicando que houve ganho equivalente a três vezes o valor investido.
O entendimento do retorno sobre o investimento ajuda na avaliação de suas estratégias como Afiliado. Com a informação, você poderá entender se os esforços envolvidos estão gerando resultados financeiros positivos.
Taxa de conversão
Outra métrica de marketing digital que ajudará nas suas estratégias é a taxa de conversão. Trata-se de um dado que mostra a porcentagem de usuários que realizaram a ação desejada, seja a compra de um produto ou a assinatura de um serviço, por exemplo.
A taxa de conversão pode ser descoberta com esse cálculo:
Taxa de conversão = número de conversões / número de visitantes x 100
Os elementos da fórmula significam:
- número de conversões: total de pessoas que realizaram a ação;
- número de visitantes: quantidade de indivíduos que acessaram a página ou link do Afiliado;
- 100: para a obtenção do número em percentual.
Uma alta taxa de conversão indica que as táticas comerciais e de marketing adotadas estão tendo sucesso. Isso significa que você está direcionando os contatos de maneira assertiva, persuadindo os visitantes à operação.
Por outro lado, quando o número está baixo, alterações e melhorias podem contribuir para resultados mais expressivos em suas vendas. Nesse caso, reavalie as medidas aplicadas e estude maneiras para aperfeiçoar o processo comercial.
Tráfego orgânico
Além da avaliação da efetividade das investidas, é interessante ter entendimento sobre o volume de clientes que estão visitando a sua oferta sem o uso de publicidade paga, não é mesmo? Esse é o tráfego orgânico, ou seja, o número de visitas que chegam naturalmente, sem investimentos diretos.
O tráfego organicamente obtido é resultado do interesse dos usuários pelo conteúdo, sendo direcionado pelos motores de busca (como o Google), redes sociais e outros. Assim, ele reflete a relevância das produções e a confiança que a audiência deposita nas recomendações do Afiliado.
Diferentemente do tráfego pago, o orgânico não demanda investimentos diretos, podendo proporcionar margens de lucro mais atrativas. Portanto, ele é uma importante fonte de novos clientes e colabora positivamente para o seu custo-benefício como Afiliado.
Portanto, elabore estratégias de produção de conteúdo e de otimização para buscadores (SEO). Desse modo, você poderá aumentar a parcela de pessoas que acessam as suas ofertas sem publicidade paga.
Não há uma fórmula específica para cálculo do tráfego orgânico, mas é possível mensurá-la usando ferramentas que registram a origem dos acessos. No caso de websites, você pode usar o Google Analytics gratuitamente para a descoberta do número de visitantes.
Tráfego pago
Como você viu, a mensuração dos acessos orgânicos é fundamental para quem trabalha com programas de afiliação. Mas as visitas e conversões obtidas com a aplicação de recursos em campanhas digitais também precisam ser contabilizadas.
Afinal, o investimento em campanhas pagas amplia a visibilidade dos produtos e serviços. Ele envolve propaganda digital em plataformas como Google, Facebook e TikTok.
Mas você deve se manter atento aos resultados, a fim de garantir que o dinheiro aplicado gere retornos reais para o seu trabalho. O cálculo para a descoberta do indicador depende do modo como os anúncios (ads) são realizados pelo anunciante.
No caso da opção pelo custo por clique (CPC), por exemplo, a métrica é encontrada com essa fórmula:
CPC = valor investido / número de cliques
Se houver a adoção da tática de custo por mil impressões (CPM), o indicador é calculado dessa forma:
CPM = valor investido / número de impressões x 1000
Em ambos os casos, o valor investido representa o gasto com publicidade paga. Já o número de cliques em CPC indica a quantidade de interações que o anúncio teve. As impressões em CPM são quantas vezes o ads foi exibido. O resultado será multiplicado por mil, devido à estratégia escolhida.
Dados de afiliações
Depois da descoberta dessas métricas de marketing digital, outro indicador de bastante relevância está relacionado aos dados de afiliações. Ou seja, você precisa conhecer o desempenho das suas táticas para o entendimento do que está funcionando e o que precisa de melhorias.
Esses indicadores incluem o número de cliques, conversões, comissões geradas e outros que possibilitam a avaliação da eficácia das estratégias. Geralmente, as plataformas de afiliação disponibilizam essas estatísticas.
A observação e o acompanhamento dos indicadores são ações que o ajudarão na tomada de decisão. Dessa maneira, você poderá fazer escolhas mais assertivas com base nos resultados efetivamente alcançados.
Com a análise dos dados, o Afiliado pode identificar quais ofertas são mais atrativas para a sua audiência. Assim, ele terá informações valiosas para a formulação de novas táticas, otimizando as suas práticas e direcionando esforços para áreas mais promissoras.
Como visto neste conteúdo, existem 5 principais métricas de marketing digital que podem contribuir para as atividades de afiliação. Escolha aquelas que fazem mais sentido aos seus negócios, faça os cálculos e as monitore para buscar melhores resultados com o seu trabalho, combinado?
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